domingo, 15 de janeiro de 2012

A moda na década de 40.

Foi no final da década de 30 e inicio da década de 40 que aconteceram os fatos mais marcantes na historia do mundo, como a Segunda Guerra Mundial, o ataque do Japão a Pearl Harbor, o ataque dos USA a Hiroshima e Nagasaki, o suicídio de Hitler, a morte de Mussolini, o inicio da Guerra Fria, enfim mesmo diante a tantos acontecimentos, a moda feminina não foi deixada de lado, e muito menos passou despercebida.
A moda na década de 40, foi dividida em dois períodos o primeiro durante a guerra e o segundo apos a guerra , apesar de tantas mortes e escassez provocadas pela guerra, a moda de 40 foi considerada a mais sensual e bonita de todas as décadas, e não era para menos pois foi no final da década de 40 que surgiu MARILYN MONROE

Durante a guerra que foi no período de 1939 a 1945, a moda passou por uma grande mudança devido a dificuldade financeira que a maioria dos países enfrentavam, foi através destas dificuldades que surgiram as roupas em tons únicos como o azul, marfim, preto e cinza, devido ao racionamento que se faziam por estarem em tempos de guerra, a coloração em tecido era considerada cara e superficial, assim como as seda, cetim, renda tiveram que sair do mercado para dar lugar a outros tecidos mais baratos e fáceis de serem produzidos, como a viscose, por exemplo. As roupas ganharam um ar militar, com cortes mais retos, saias mais curtas, blusas com bolsos, botoes grandes, calças compridas, mas mesmo assim elas eram glamourosas e com uma caimento pra la de feminino.


Durante a guerra os sapatos femininos se tornaram mais baixos, podendo ter apenas 2 ou 3 cm de altura, também se tornaram mais confortáveis e fechados.
Em tempos de guerra tudo era controlado, desde mantimentos para a própria sobrevivencia ate produtos superfulos, com isso a moda é muito influenciada, pois os estilistas além de criarem peças adequadas a situacao que o momento esta enfrentando, eles também tem que adaptarem novos materiais.

Durante a guerra o manto canguru foi muito utilizado, por ser uma peça que alem de manter aquecido, também tinha bolsos grandes que podia guardar artigos de sobrevivencia, caso acontecesse algum imprevisto.

Durante essa década, eram visto todos os tipos de chapéus, não houve nenhum modelo em especial.Tudo era permitido e bonito.

 



Os acessórios da década de 40 foram poucos, devido a escassez da época, os lenços de cabelo foram muito usados devido a praticidade e sua beleza nas estampas, atrizes como Mitzah Bricard inspirou muitas mulheres da época. As jóias deram lugares as bijuterias, devido a guerra o sistema econômico mundial enfrentava dificuldade, mas nem por isso a mulher deixou de se arrumar, e de ser vaidosa, ela simplesmente se ajustou ao sistema e passou a adquirir produtos mais barato, mas tão glamouroso quanto as caríssimas pérolas e diamantes, das décadas anteriores.

Durante a guerra as mulheres sofreram com a falta de cosmético no mercado e passaram a improvisar sua própria maquiagem com o que tinham em casa, graxa para as botas serviram como rímel, a graxa para sapatos como tintura para a sobrancelha, o carvão como sombra, e pétalas de rosa embebidas em álcool serviram como blush.

Apos a guerra tudo mudou, na minha opinião o mundo se tornou mais fashion, mais sedutor, principalmente no finalzinho da década, com a chegada da belíssima MARILYN MONROE as telas do cinema, a qual estouraria somente na década de 50. 

Foi nessa década que surgiu o vestido tomara que caia, escandalizando a critica e conquistando mulheres moderna e de atitude. O cetim, a seda entre outros tecidos voltam com força total, deixando os vestidos de gala ainda mais atraentes, e sedutores.

Os cabelos eram platinados, médios na altura do ombro ou pouca coisa mais compridos, ondulados e penteados de lado, algumas mulheres prendiam com grampos.

Em 1946, Louis Reard lançou o biquíni, recebeu esse nome porque a noticia do momento eram os teste nucleares que os USA estavam fazendo no Pacifico Sul, no Atol de Bikini, conta-se que a mulher de biquíni provocava o mesmo efeito de uma bomba atômica. No começo as mulheres não se sentiam preparadas para usarem uma peca tão pequena, mas com a ajuda do cinema logo se tornou popular.

Com o termino da guerra as mulheres voltaram a usar sapatos de salto alto, couro de animais, pedras, brilho, broches e algumas arriscam até pompom de pluma, tudo é valido para deixar os sapatos mais estilosos e chamativos, apos a guerra os sapatos voltam com saltos um pouco mais fino que nas décadas passadas, e as plataformas continuam fazendo sucesso entre as mulheres.

Em 1947 Christian Dior lançou sua primeira coleção, conhecida como New Look, como ficou conhecido o novo figurino da mulher que era composto por saia ampla, na altura do tornozelo, cintura bem marcada, sapato de salto alto, luvas, chapeu, casacos de pele e joias, resumindo era chiquerrissimo!!!


``Mesmo em tempos guerra e de morte, uma MULHER consegue amolecer o coração duro e frio de um homem, apenas com sua delicadeza e elegância.`` Karina Guerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário