quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A moda na década de 50.

Década de 50, ou melhor Os Anos Dourados e poe dourado nisso... A moda dessa década foi bem variada, mas seguindo o estilo criado por Dior no final da década de 40 o New Look.

Os vestidos eram bem marcados na cintura, seu comprimento era abaixo do joelho, os decotes eram bem variados, tomara que caia, decote princesa, retos, entre outros...as estampas também eram variadas, desde bolinhas, frutas, doces a estampas de pele de animais, entre as cores o preto, o azul nave e o vermelho estavam no auge.




A década de 50, foi marcada por grandes estrelas de Hollywood, e cada uma delas tinham seu próprio estilo, e por isso elas também ditavam a moda que as mulheres iriam usar nas ruas. 

O estilo sensual, provocante e fatal mas com um ar de ingenuidade de Marilyn Monroe era composto por uma cintura bem marcada, decotes ousados devido a seus seios fartos, saia justa que destacava o quadril, fazendo dela uma das mulheres mais lindas não só da época como do mundo todo e ate hoje em dia.

Audrey Hepburn com seus estilos mais jovial e angelical, usava peças mais discretas, com cores mais suáveis e estampas mais delicadas, Audrey foi um ícone que inspirou as mulheres mais ingenuas e delicadas do mundo todo.





Quando surge uma festa e o tema é os anos 50, as pessoas ficam na duvida, e logo vem a pergunta o que vou vestir ?? E pensam sera que aqueles vestido de bolinha são da década de 50 ou de 60 ?? Aqui vai uma resposta curta e clara, sim os vestidos de bolinha começaram na década de 50 e se estenderam ate a de 60, assim como as estampas de frutinhas, o xadrez, a estampa de oncinha e os florais. Pois o importante mesmo era a cintura bem marcada e o vestido ser um pouco abaixo do joelho, justo ou soltinho, com ou sem decotão...e para completar o visual elas gostavam de usar luvas e salto alto. Nessa década já não se usava tanto chapéu como nas décadas passadas.

Ao som do rock and roll, a juventude buscava seu próprio estilo de se vestir, apartir dai começamos a ver as moças com calça cigarrete, sapatos baixo, sueter e jeans, muito jeans.

Foi na década de 50 que surgiu a calça feminina denominada cigarrete, as celebridades adoravam tanto na versão jeans como também em tecidos mais flexíveis. E logo tomou conta do restante da mulherada. Geralmente quando se usava uma calça cigarrete elas gostavam de usar sapatos baixos ou seja as confortais sapatilhas sem salto...

O óculos gatinho também surgiu nesta década e se estendeu ate a de 60, para mais tarde virar tendencia novamente..Era um charme só esses óculos, sem falar que dava um super ar de graça e delicadeza. Podia encontrar nas versões para grau ou para sol, os dois foram um sucesso!!
Nos cabelos também houve mudança, as mulheres que tinham cabelos compridos passaram a usar rabo de cavalo ou coques. Já as com cabelos mais curtos deixavam algumas mechas caírem sobre o rosto ou ate mesmo cortavam as franjas.

As maquiagens eram bem simples, porem divinas...Olhos puxados, estilo gatinho, cílios posticos, a boca bem marcada e de preferência vermelha..

Já as bolsas que fizeram sucesso na década de 50, acreditem ou não são objetos de desejos ate hoje em dia. Chanel e Gucci lideraram o bom gosto e a elegância de ícones como Jacqueline Kennedy
Quem nunca desejou ter a clássica bolsa da Chanel, preta quadrada, com divisões por dentro e alça de corrente dourada..?? Pois bem ela foi lancada na década de 50 glamourosíssima... Coco jamais imaginaria que uma criação sua da década de 50, ainda seria desejada em 2012.. 

``Se uma mulher se veste com roupas curtas e justas demais pensando que esta sensual e atraente, ela esta completamente enganada e vulgarizada da cabeça aos pés! Pois as mulheres mais lindas, sensuais e atraente se vestiam com muito pano e muita elegância.`` Karina Guerra



domingo, 15 de janeiro de 2012

A moda na década de 40.

Foi no final da década de 30 e inicio da década de 40 que aconteceram os fatos mais marcantes na historia do mundo, como a Segunda Guerra Mundial, o ataque do Japão a Pearl Harbor, o ataque dos USA a Hiroshima e Nagasaki, o suicídio de Hitler, a morte de Mussolini, o inicio da Guerra Fria, enfim mesmo diante a tantos acontecimentos, a moda feminina não foi deixada de lado, e muito menos passou despercebida.
A moda na década de 40, foi dividida em dois períodos o primeiro durante a guerra e o segundo apos a guerra , apesar de tantas mortes e escassez provocadas pela guerra, a moda de 40 foi considerada a mais sensual e bonita de todas as décadas, e não era para menos pois foi no final da década de 40 que surgiu MARILYN MONROE

Durante a guerra que foi no período de 1939 a 1945, a moda passou por uma grande mudança devido a dificuldade financeira que a maioria dos países enfrentavam, foi através destas dificuldades que surgiram as roupas em tons únicos como o azul, marfim, preto e cinza, devido ao racionamento que se faziam por estarem em tempos de guerra, a coloração em tecido era considerada cara e superficial, assim como as seda, cetim, renda tiveram que sair do mercado para dar lugar a outros tecidos mais baratos e fáceis de serem produzidos, como a viscose, por exemplo. As roupas ganharam um ar militar, com cortes mais retos, saias mais curtas, blusas com bolsos, botoes grandes, calças compridas, mas mesmo assim elas eram glamourosas e com uma caimento pra la de feminino.


Durante a guerra os sapatos femininos se tornaram mais baixos, podendo ter apenas 2 ou 3 cm de altura, também se tornaram mais confortáveis e fechados.
Em tempos de guerra tudo era controlado, desde mantimentos para a própria sobrevivencia ate produtos superfulos, com isso a moda é muito influenciada, pois os estilistas além de criarem peças adequadas a situacao que o momento esta enfrentando, eles também tem que adaptarem novos materiais.

Durante a guerra o manto canguru foi muito utilizado, por ser uma peça que alem de manter aquecido, também tinha bolsos grandes que podia guardar artigos de sobrevivencia, caso acontecesse algum imprevisto.

Durante essa década, eram visto todos os tipos de chapéus, não houve nenhum modelo em especial.Tudo era permitido e bonito.

 



Os acessórios da década de 40 foram poucos, devido a escassez da época, os lenços de cabelo foram muito usados devido a praticidade e sua beleza nas estampas, atrizes como Mitzah Bricard inspirou muitas mulheres da época. As jóias deram lugares as bijuterias, devido a guerra o sistema econômico mundial enfrentava dificuldade, mas nem por isso a mulher deixou de se arrumar, e de ser vaidosa, ela simplesmente se ajustou ao sistema e passou a adquirir produtos mais barato, mas tão glamouroso quanto as caríssimas pérolas e diamantes, das décadas anteriores.

Durante a guerra as mulheres sofreram com a falta de cosmético no mercado e passaram a improvisar sua própria maquiagem com o que tinham em casa, graxa para as botas serviram como rímel, a graxa para sapatos como tintura para a sobrancelha, o carvão como sombra, e pétalas de rosa embebidas em álcool serviram como blush.

Apos a guerra tudo mudou, na minha opinião o mundo se tornou mais fashion, mais sedutor, principalmente no finalzinho da década, com a chegada da belíssima MARILYN MONROE as telas do cinema, a qual estouraria somente na década de 50. 

Foi nessa década que surgiu o vestido tomara que caia, escandalizando a critica e conquistando mulheres moderna e de atitude. O cetim, a seda entre outros tecidos voltam com força total, deixando os vestidos de gala ainda mais atraentes, e sedutores.

Os cabelos eram platinados, médios na altura do ombro ou pouca coisa mais compridos, ondulados e penteados de lado, algumas mulheres prendiam com grampos.

Em 1946, Louis Reard lançou o biquíni, recebeu esse nome porque a noticia do momento eram os teste nucleares que os USA estavam fazendo no Pacifico Sul, no Atol de Bikini, conta-se que a mulher de biquíni provocava o mesmo efeito de uma bomba atômica. No começo as mulheres não se sentiam preparadas para usarem uma peca tão pequena, mas com a ajuda do cinema logo se tornou popular.

Com o termino da guerra as mulheres voltaram a usar sapatos de salto alto, couro de animais, pedras, brilho, broches e algumas arriscam até pompom de pluma, tudo é valido para deixar os sapatos mais estilosos e chamativos, apos a guerra os sapatos voltam com saltos um pouco mais fino que nas décadas passadas, e as plataformas continuam fazendo sucesso entre as mulheres.

Em 1947 Christian Dior lançou sua primeira coleção, conhecida como New Look, como ficou conhecido o novo figurino da mulher que era composto por saia ampla, na altura do tornozelo, cintura bem marcada, sapato de salto alto, luvas, chapeu, casacos de pele e joias, resumindo era chiquerrissimo!!!


``Mesmo em tempos guerra e de morte, uma MULHER consegue amolecer o coração duro e frio de um homem, apenas com sua delicadeza e elegância.`` Karina Guerra

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A moda na década de 30.

Com a queda da bolsa de New York, em 1929, o mundo mudou, e com ele a moda mudou novamente.


Na década de 30, os vestidos voltaram a ser longos, e cinturados, ganhando também decotes generosos na frente e costas muitas vezes completamente nuas. O glamour continua só que desta vez com modelos mais elegantes e os tecidos apesar de enfrentar dificuldade financeira por causa da crise dos USA, eles eram finos, a seda e o cetim estavam em alta nessa época.




Em cima dos vestidos as mulheres aprenderam a usar o boleros feitos de renda, linha, ou ate mesmo do próprio tecido do vestido, havia também as que usavam uma pequena capa sobre os ombros, presas apenas com um botão, ou amarradas de maneira delicada, que as tornavam ainda mais femininas e sedutoras.

Graças a Marlene Dietrich, Greta Garbo e outras atrizes de Hollywood, as calças continuaram a fazer parte do guarda roupa feminino, só que com algumas mudanças no visual, surge então as calças pantalonas, calças pijamas, inspiradas em odaliscas, as calças aos pouco vão ganhando formas mais femininas e seu caimento ao corpo feminino ganha mais firmeza e beleza.

Já as mulheres mais vaidosas e sedutoras, que tinham o poder da sensualidade super aguçado, exibiam com naturalidade seus lindos e caríssimos casacos de pele de animais que na época geralmente eram peles de verdade.

Os chapéus continuavam a ser usados durante a década de 30, somente as operarias ousavam sair nas ruas com a cabeça descoberta. Assim como houve mudanças no vestuário, a chapéu sofreu algumas transformaçoes também. Devido ao fato de 30`s ter sido uma década onde o padrão de beleza era a pele bronzeada. Surge então com grande glamour o chapéu de praia, feito geralmente com palha fina ou tecidos firmes e claros.
Já os chapéus que as mulheres usavam nas cidades passaram a ter a abas menores, ficando mais delicados, durante a década de 30 algumas mulheres ainda usavam o chapéu cloche, mas que logo deixou de ser usado.

Os cabelos da época eram na altura do ombro, ondulados, a cor era um loiro castanho, inspirado nas atrizes de Hollywood.

Encomendados na década de 20 pela forca aérea americana, afim de proteger os olhos dos pilotos de caça daquela época, os óculos de sol só foram entregues na década de 30, apos os primeiros óculos serem um sucesso absolutos, começaram então a fabricarem para o resto do mundo, inclusive para as mulheres, mas há relatos de que a muito tempo antes César já tinha mandado projetar algo para proteger seus olhos claros do sol, e quando tinha luta na arena César usava vidros verdes para proteger seus olhos dos raios solares, mas isso não se deve comparar aos óculos escuros que foram desenvolvidos na década de 30 ate os dias atuais.

Sapatos e sandálias de plataforma surgem com glamour na década de 30 conquistando mulheres de todas as idades e classes sociais. O estilista de destaque foi Salvatore Ferragamo, usando materiais como couro, pele, cortiça, strass e seda, alguns de seus calçados chegavam a ser exuberantes.

No começo da década as bolsas mantiveram o mesmo padrão da década anterior, foi no final da década de 30 que as bolsas começaram a ganhar tamanho e sofisticaçao, sendo fabricadas com diversos tipos de couro como o de cobra, crocodilo, leão marinho entre outros, as bolsas ganharam bolsos e divisões internas, a Hemes foi a primeira fabricante de bolsa que conquistou a estilista Coco Chanel e varias atrizes de Hollywood, que inspiravam mulheres do mundo todo.

Já os trajes de banho ganharam novos cortes e os maios foram divididos em 2, que mais tarde daria origem aos biquínis. Era normal também as mulheres serem vistas com turbantes, um acessório muito usado na década de 30, atrizes como Greta Garbo, Carme Miranda ajudaram a popularizar o uso do turbante através do cinema. 

A maquiagem na década de 30, ganhou um look muito diferente, as mulheres deixaram a pele branquissima para trás, e deram lugar a uma pele bronzeada, com uma aparência mais saudável, cores como azul, lilas e verde começaram a ser usados na maquiagem de uma maneira que passou a combinar com as roupas e não mais com a pele, e o pó bronzeador passou a ser vendido com grande sucesso. As sobrancelhas continuavam sendo tiradas e delineadas a lápis , com um formato mais arqueado e fino. Foi nessa década de 30 que surgiram os primeiros cílios posticos. Na boca o vermelho reinava como nunca. 

Uma novidade da década de 30, foi o esmalte brilhante e colorido, lançado pelos irmãos americanos Charles e Joseph Revlon, surgindo então a famosa marca, foi ai que surgiu a tendência de usar esmalte e batom da mesma cor.


``O coração de uma mulher não tem fronteiras, assim como sua vaidade e seu charme.`` Karina Guerra

domingo, 8 de janeiro de 2012

A moda na década de 20.

Bem vindos aos LOUCOS ANOS 20, assim era conhecida a década de 20.





Foi nesta década que o vestido mudou radicalmente, deixou de ser cinturado, comprido e fechado, para ser tubular, de alcas mostrando os bracos e as costas, também passou a ser mais curto e leve, para a noite as melindrosa (como eram chamadas as mulheres daquela época), elas usavam vestidos com franjas, geralmente acompanhados de muito brilho que balançavam quando elas dançavam a fervorosa e vigorosa dança Charleston.




Já durante o dia os vestidos eram sem as franjas, as cores eram escuras e vivas.





Com tanta mudança no vestuário, os calçados tiveram que acompanhar a evolução e com isso criaram sapatos próprio para essa década que expressavam liberdade e prosperidade, por isso os sapatos tinham que ser charmosos, firmes, de salto grosso e baixo para poder acompanhar os passos frenéticos do Charleston. Foi na década de 20 que criam as sapatilhas de boneca, sapato bicolor (Eles reproduziam as barreiras sociais que separavam a música negra da música branca e que eram retratadas no jazz) e os sapatos com bico redondo que vemos ate hoje nas vitrines nacionais e internacionais.





Um acessório muito famoso dessa década, que vemos ainda hoje em dia e o chapéu Cloche, aquele chapéu charmoso em formato de sino que cobre a cabeça ate os olhos. Aquela pandanas com penas, plumas, chamadas headbands, era um charme entre as melindrosas.
Para usar o chapéu cloche era preciso ter os cabelos curtíssimos, la garconne que era aquele corte de cabelo da famosa atris Louise Brooks 



Os longos colares de perolas enrolado varias vezes no pescoço, foi uma marca registrada das elegantissimas melindrosas. Foi uma época em que as mulheres usavam muito brilho, acessórios extravagantes e chamativo. Isso para mostrar o quanto elas eram femininas e liberais. Fumar nesta década era um charme, e não era visto como um ato de vulgaridade e nem como algo que prejudicava a saúde.


Foi na década de 20, que surgiu as handbags, seus estilos eram diversos, com ou sem franjas, de couro, de tecido, com pedras, seus formatos eram bem diversificados, para todos os tipos de mulher.




Um acessório que foi muito usado,foram as luvas, as luvas longas era simbolo de sensualidade, algumas eram feitas de cetim, outras em renda, e as luvas curtas geralmente eram feitas de croché, que simbolizava elegância e delicadeza.




Na maquiagem a boca era desenhada no formato de um coração na cor carmin, os olhos bem marcados de preto e as sobrancelhas eram tiradas e delineadas a lápis. Tudo isso é claro em cima de uma pele branquissima.




``Com o passar dos tempos a mulher conquista novos DIREITOS, mas jamais esquece seus DEVERES.`` Karina Guerra