Foi nesta década que o vestido mudou radicalmente, deixou de ser cinturado, comprido e fechado, para ser tubular, de alcas mostrando os bracos e as costas, também passou a ser mais curto e leve, para a noite as melindrosa (como eram chamadas as mulheres daquela época), elas usavam vestidos com franjas, geralmente acompanhados de muito brilho que balançavam quando elas dançavam a fervorosa e vigorosa dança Charleston.
Já durante o dia os vestidos eram sem as franjas, as cores eram escuras e vivas.
Com tanta mudança no vestuário, os calçados tiveram que acompanhar a evolução e com isso criaram sapatos próprio para essa década que expressavam liberdade e prosperidade, por isso os sapatos tinham que ser charmosos, firmes, de salto grosso e baixo para poder acompanhar os passos frenéticos do Charleston. Foi na década de 20 que criam as sapatilhas de boneca, sapato bicolor (Eles reproduziam as barreiras sociais que separavam a música negra da música branca e que eram retratadas no jazz) e os sapatos com bico redondo que vemos ate hoje nas vitrines nacionais e internacionais.
Um acessório muito famoso dessa década, que vemos ainda hoje em dia e o chapéu Cloche, aquele chapéu charmoso em formato de sino que cobre a cabeça ate os olhos. Aquela pandanas com penas, plumas, chamadas headbands, era um charme entre as melindrosas.
Para usar o chapéu cloche era preciso ter os cabelos curtíssimos, la garconne que era aquele corte de cabelo da famosa atris Louise Brooks Os longos colares de perolas enrolado varias vezes no pescoço, foi uma marca registrada das elegantissimas melindrosas. Foi uma época em que as mulheres usavam muito brilho, acessórios extravagantes e chamativo. Isso para mostrar o quanto elas eram femininas e liberais. Fumar nesta década era um charme, e não era visto como um ato de vulgaridade e nem como algo que prejudicava a saúde.
Foi na década de 20, que surgiu as handbags, seus estilos eram diversos, com ou sem franjas, de couro, de tecido, com pedras, seus formatos eram bem diversificados, para todos os tipos de mulher.
Na maquiagem a boca era desenhada no formato de um coração na cor carmin, os olhos bem marcados de preto e as sobrancelhas eram tiradas e delineadas a lápis. Tudo isso é claro em cima de uma pele branquissima.
Gostei muito do post! Parabéns!
ResponderExcluir