terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A moda na década de 30.

Com a queda da bolsa de New York, em 1929, o mundo mudou, e com ele a moda mudou novamente.


Na década de 30, os vestidos voltaram a ser longos, e cinturados, ganhando também decotes generosos na frente e costas muitas vezes completamente nuas. O glamour continua só que desta vez com modelos mais elegantes e os tecidos apesar de enfrentar dificuldade financeira por causa da crise dos USA, eles eram finos, a seda e o cetim estavam em alta nessa época.




Em cima dos vestidos as mulheres aprenderam a usar o boleros feitos de renda, linha, ou ate mesmo do próprio tecido do vestido, havia também as que usavam uma pequena capa sobre os ombros, presas apenas com um botão, ou amarradas de maneira delicada, que as tornavam ainda mais femininas e sedutoras.

Graças a Marlene Dietrich, Greta Garbo e outras atrizes de Hollywood, as calças continuaram a fazer parte do guarda roupa feminino, só que com algumas mudanças no visual, surge então as calças pantalonas, calças pijamas, inspiradas em odaliscas, as calças aos pouco vão ganhando formas mais femininas e seu caimento ao corpo feminino ganha mais firmeza e beleza.

Já as mulheres mais vaidosas e sedutoras, que tinham o poder da sensualidade super aguçado, exibiam com naturalidade seus lindos e caríssimos casacos de pele de animais que na época geralmente eram peles de verdade.

Os chapéus continuavam a ser usados durante a década de 30, somente as operarias ousavam sair nas ruas com a cabeça descoberta. Assim como houve mudanças no vestuário, a chapéu sofreu algumas transformaçoes também. Devido ao fato de 30`s ter sido uma década onde o padrão de beleza era a pele bronzeada. Surge então com grande glamour o chapéu de praia, feito geralmente com palha fina ou tecidos firmes e claros.
Já os chapéus que as mulheres usavam nas cidades passaram a ter a abas menores, ficando mais delicados, durante a década de 30 algumas mulheres ainda usavam o chapéu cloche, mas que logo deixou de ser usado.

Os cabelos da época eram na altura do ombro, ondulados, a cor era um loiro castanho, inspirado nas atrizes de Hollywood.

Encomendados na década de 20 pela forca aérea americana, afim de proteger os olhos dos pilotos de caça daquela época, os óculos de sol só foram entregues na década de 30, apos os primeiros óculos serem um sucesso absolutos, começaram então a fabricarem para o resto do mundo, inclusive para as mulheres, mas há relatos de que a muito tempo antes César já tinha mandado projetar algo para proteger seus olhos claros do sol, e quando tinha luta na arena César usava vidros verdes para proteger seus olhos dos raios solares, mas isso não se deve comparar aos óculos escuros que foram desenvolvidos na década de 30 ate os dias atuais.

Sapatos e sandálias de plataforma surgem com glamour na década de 30 conquistando mulheres de todas as idades e classes sociais. O estilista de destaque foi Salvatore Ferragamo, usando materiais como couro, pele, cortiça, strass e seda, alguns de seus calçados chegavam a ser exuberantes.

No começo da década as bolsas mantiveram o mesmo padrão da década anterior, foi no final da década de 30 que as bolsas começaram a ganhar tamanho e sofisticaçao, sendo fabricadas com diversos tipos de couro como o de cobra, crocodilo, leão marinho entre outros, as bolsas ganharam bolsos e divisões internas, a Hemes foi a primeira fabricante de bolsa que conquistou a estilista Coco Chanel e varias atrizes de Hollywood, que inspiravam mulheres do mundo todo.

Já os trajes de banho ganharam novos cortes e os maios foram divididos em 2, que mais tarde daria origem aos biquínis. Era normal também as mulheres serem vistas com turbantes, um acessório muito usado na década de 30, atrizes como Greta Garbo, Carme Miranda ajudaram a popularizar o uso do turbante através do cinema. 

A maquiagem na década de 30, ganhou um look muito diferente, as mulheres deixaram a pele branquissima para trás, e deram lugar a uma pele bronzeada, com uma aparência mais saudável, cores como azul, lilas e verde começaram a ser usados na maquiagem de uma maneira que passou a combinar com as roupas e não mais com a pele, e o pó bronzeador passou a ser vendido com grande sucesso. As sobrancelhas continuavam sendo tiradas e delineadas a lápis , com um formato mais arqueado e fino. Foi nessa década de 30 que surgiram os primeiros cílios posticos. Na boca o vermelho reinava como nunca. 

Uma novidade da década de 30, foi o esmalte brilhante e colorido, lançado pelos irmãos americanos Charles e Joseph Revlon, surgindo então a famosa marca, foi ai que surgiu a tendência de usar esmalte e batom da mesma cor.


``O coração de uma mulher não tem fronteiras, assim como sua vaidade e seu charme.`` Karina Guerra

4 comentários:

  1. Parabéns adorei a publicação ,me ajudou muito para o trabalho de faculdade que vou fazer .

    ResponderExcluir
  2. Adorei o editorial muito útil para trabalho sobre moda obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Muito completo, o melhor artigo que li até agora c:

    ResponderExcluir
  4. Amei a publicação, me ajudou muito para compor as vestimentas da década de 30 para uma festa de 15 anos com o clássico de a Bela e a Fera,excelentes dicas de calçados,maquiagem e penteados.

    ResponderExcluir